© 2023 por EK. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-flickr

     A ÓPERA

 Um espetáculo no palco esculpido pelo tempo e abençoado pelos Deuses

 

CARCARÁ é uma ave típica do Sertão  e dá nome ao III Ato da Ópera da Serra da Capivara. Na edição 2019, o espetáculo vai apresentar as referências do imaginário dos povos do Sertão com suas crenças, lendas, contos, “causos” e personagens mitológicas que habitam o universo mágico do nordestino. São narrativas que permanecem vivas na tradição popular, passando de geração após geração. Cada personagem se relaciona com um aspecto do cotidiano  da região: a caça, o plantio, a colheita, o amor, castigos e bençãos. As dimensões da vida dos sertanejos são atravessados  por seres encantados que resistem ao tempo, à religião e à ciência e ajudam a tecer a existência no sertão: da cultura e da natureza.

A Ópera da Serra da Capivara na encenação do  “Ato Carcará” trará para o palco diversos elementos cenográficos, como alegorias, bailarinos(as), acrobatas, cantores(as), músicos, além do magnífico recurso de vídeo mapping, projetando na imensa cortina de pedra, ajudando a compor o espetáculo com o cenário natural do anfiteatro da Pedra Furada. E, ao final da apresentação do Ato Carcará, teremos as participações dos artistas convidados para cada noite.

O festival Ópera da Serra da Capivara/2019, acontece durante  seis dias,  são três de Ópera na Cidade com apresentações nos municípios do entorno do Parque Nacional Serra da Capivara: São Raimundo Nonato e Coronel José Dias e três noites de espetáculos com a encenação da Ópera, propriamente dita,  com shows de cantores  e músicos no anfiteatro da Pedra Furada.

 

  Arte ao ar livre

 

O evento  possui um formato que se diferencia  dos modelos de festivais que acontece em outras partes do País. Os shows e espetáculos  colocam em cena  mais de cem artistas de diversas modalidades ao ar livre, no coração de uma floresta de Caatinga preservada. Ainda assim, utiliza todos os recursos técnicos e rigor cênico  que se encontra em teatros fechados dos grandes centros urbanos Brasil afora e no mundo.

Os espetáculos utilizam diversos recursos artísticos e elementos cenográficos  que narram histórias que identificam nossos povos ancestrais, nossa cultura e nossa identidade.

No primeiro ano, 2017, a Ópera encenou o “Ato Ancestral”, falando  sobre a vida e a arte dos primeiros habitantes das Américas. Em 2018, o espetáculo trouxe o “Ato Krahô”, uma peça em homenagem aos índios do Brasil. Neste ano, em 2019, será encenado o “Ato Carcará” que irá  apresentar o universo mágico dos povos do Sertão, suas lendas, mitos, contos e personagens.

 

  É nessa atmosfera  que a Ópera da Serra da Capivara espera por todos!

 

  Sejam bem vindos!

 

  Sádia Castro

Fotos: Joaquim Neto